Procrastinador ..Leia agora ou...

Tu sabe o que é procrastinar? Bom, eu até ontem não sabia, mas graças a revista Super Interessante o entendimento sobre essa praga contemporânea ficou claro. Na matéria do jornalista Eduardo Fernandes, o tema foi abordado de forma cômica e simples, no típico estilo da revista. Com citações de fontes especialistas no assunto, o texto mostrou que grande parte da população, 95%, sofre desse mal. Apontou os tipos de procrastinadores e ainda por cima deu dicas de como driblar essa prática tão detestável.
Procrastinar é deixar o trabalho para última hora. Num resumo básico e sucinto, é enrolar. Diferente de preguiça em que o cabloco não faz o serviço, na procrastinação a obrigação é adiada até o momento decisivo. Para muitos adeptos dessa prática, a sensação de deixar os afazeres para última hora é deliciosa. Creio que boa parte de vocês, que lêem este post, são procrastinadores.
O termo procrastinar foi usado pela primeita vez no século 16. Naquela época a prática não era tão intensa como hoje. Devido a internet esse costume triste ganhou o mundo e tornou-se comum. Eu, por exemplo, tenho vários trabalhos atrasados, mas minha mente não deixa eu começar pois preciso a todo momento verificar meu e-mail, ler meus recados do orkut e bater papo com os amigos no msn, além de entrar diariamente neste blog do caramba para ver se você deixou um recado. Enrolo em tudo.
Outro ponto interessante da matéria é que os procrastinadores são mais infelizes. Geralmente sentem culpa por deixarem os afazeres para depois. Além disso, vivem estressados. Poxa, eu me sinto muito culpado. Parece que meus dias são improdutivos e tudo que faço é superfluo.
Enfim, quem quiser ler a matéria completa compre a Super Interessante. Eu não comprei, peguei emprestado, pois o impresso é muito caro, R$9,95. Para os que sonham em fugir da procrastinação, abaixo segue as dicas divulgadas na revista. Olha, vou seguir a risca o que foi dito. Torçam por mim.


COMO NÃO ENROLAR DESDE JÁ

1 - APRENDA A DIZER NÃO. Assumir um compromisso ou uma tarefa pretensiosa e deixar de cumpri-la pode ser pior do que deixar suas limitações claras desde o ínicio.

2- NÃO AGENDE, RESOLVA JÁ. A procrastinação se alimenta do tagarelismo mental. Quando você está enrolando, geralmente diz pra si mesmo "deveria estar trabalhando, sou um preguiçoso". Melhor cortar esses pensamentos e iniciar a tarefa imediatamente.

3- CONCENTRE-SE. Toda vez que se desconcentrar, evite lutar contra si próprio. Se escapou da tarefa, reconheça o fato e dirija sua atenção novamente ao trabalho. No computador, desative a opção de ligar automaticamente programas como MSN. Faça a tarefa e, quando tiver um tempo, fique meia hora batento papo.

4- VEJA O LADO BOM. Mesmo tarefas chatas têm seu lado divertido - lavar a louça, por exemplo, envolve brincar com àgua. Concentre-se no que a tarefa tem de leval, que, assim, fica mais fácil encará-la.

5- NÃO TENHA MEDO DE ERRAR. Muitos procrastinam porque exigem tanto de si próprios numa tarefa que acabam com medo de enfrentá-la. O melhor é ter consciência de suas limitações e habilidades para o trabalho.


Agora pare de procrastinar e me liga.

3 Comments:

Talita Bridum said...

Fala procrastinador!!! tudo belezinha??
a dias vc me falou dessa matéria e só agora foi postar no blog??? Isso que eu digo que é procrastinar! heheheh
Que interessante isso! Nem sabia que existia um nome próprio para isso. Mas valeu as dicas!!! vou me policiar a partir de agora!
Bjs
da procrastinadora!!

Lucas Marins said...

hahahhaha
pois é menina...
sou um total procrastinador..
mas vms nos ajudar..hahaha...precisamos mudar essa realidade tão triste..
beijoss me liga

Anônimo said...

ei iria comentar ha dias atraz mas achei melhor deixar pra outro dia... para evitar fadigas... mas acredito que todos ja desenvolvem isso no cotidiano levado pelo costume ou por ser brasileiro meso e nao percebe que esta deichando acumular mais e mais fazendo com que as horas do dia passam mais depressas as vezes deixando o acumulo se tornar em atrasos... abraço, me liga!